Tem um pequeno negócio, e gere-o
diariamente sem um planeamento com horizonte temporal superior a um mês?
Você sabe onde quer
ou pode chegar com o seu negócio?Se sua resposta é sim, talvez devesse começar por desenhar um plano de negócios.
A grande maioria dos empresários
embarca na aventura de construir um negócio, sem ter previamente criado um
plano de negócios, eu diria que é o equivalente a um capitão de um navio que
inicia uma viagem sem ter mapas nem instrumentos de navegação para se orientar.
Aceitaria viajar num navio,
nestas condições?Então porque aceitou entrar no mundo dos negócios desta forma?
Os erros mais comuns que as PME’s
cometem são: empresas dirigidas por muitos chefes e sem um fio condutor comum, desconhecimento de algumas
competências básicas, como marketing, actividades de prospecção muito débeis,
operação não controlada e gestão financeira praticamente inexistente.
Para ajudá-lo a dar viabilidade
ao seu negócio e gerar grandes resultados nos seus primeiros anos ,
recomendo-lhe que siga estes 5 simples passos na definição do seu plano de negócios:
1.
Definir
claramente o seu negócio. O primeiro passo passa por definir a missão, a
visão e os objectivos da sua empresa. A missão estabelece o propósito central e
a razão de ser de um negócio: Que actividade quer realizar e porquê? A Visão
define a meta ou o caminho para o qual uma empresa se dirige a longo prazo.
Quais são os seus objectivos e benefícios que vai obter? Serve também para
definir as metas e funciona como incentivo para orientar as decisões estratégicas.
Quer ser líder no seu sector de actividade? Quer ser o melhor? Os objectivos
definem-se em função da missão e visão. Onde que estar em 5 anos? Que nível de
vendas deseja alcançar?
2.
Definir
a imagem que quer projectar no mundo dos negócios. Deve apoiar-se em dados
que sirvam para tomar decisões claras sobre o negócio. Por exemplo, quantos
produtos deve fabricar ou vender. Estudar estes dados permite efectuar uma
análise ao seu negócio, e daí partir para as áreas de marketing: publicidade,
promoção, gestão de imagem, etc.
3. Definir a operação da empresa. Depois
de ter definido a imagem da empresa e a imagem a utilizar no seu marketing,
deve definir a operação: desde a localização da empresa até como vender o
produto. Um bom conselho é observar a empresa concorrente mais bem posicionada
e adoptar as melhores práticas de produção e adaptá-las ao seu negócio.
“Este é um
grande problema das empresas que iniciam a sua actividade: não definem estes princípios básicos
desde o inico e acaba por tudo ser feito de improviso, sem fio condutor e
muitas vezes com avanços e recuos, ao sabor de ordens contraditórias.”
4.
Gestão
Financeira. Muitos empresários gerem os investimentos no seu
negócio, baseados em cálculos muitas vezes superficiais, conselhos de amigos e
até mesmo palpites. Por isso mesmo não sabem explicar um cálculo razoável. Todo
o negócio deve partir de um planeamento financeiro. O empresário deve definir
ponto por ponto o que vai gastar para iniciar o negócio.
5.
Comparação
com a concorrência. É importante que meça as suas capacidades face aos
competidores mais próximos do seu negócio. A ideia é começar por efectuar
comparações ao nível financeiro e posteriormente estende-las a outras áreas.
A comparação
permitir-lhe-á ver os seus próprios pontos fortes e fracos, bem como os dos
seus competidores. Uma situação financeira mais saudável do que a dos seus
competidores, reforça as possibilidades de crescimento e expansão do negócio.
Se necessite de ajuda
especializada para que o seu negócio entre na rota do sucesso empresarial,
comece por vir assistir a um Workshop gratuito da AddImpact, ou envie um e-mail
para geral@addimpact.pt com o assunto “Quero um negócio de
sucesso”, para que um dos nossos Coaches certificados o possa ajudar.
Paulo Anjos
Business
Coach
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