quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Crie uma “ponte” SMART para 2014


Estamos no fim do ano, época de reunião, família e festa, mas também de reflexão, balanço e definição de metas e objectivos pessoais, profissionais e empresarias, pelo menos para o próximo ano.
O elemento mais importante de um plano financeiro pessoal, profissional e empresarial é o estabelecimento de metas. A fixação de metas requer estabelecer que sonhos são os mais importantes para si, para a sua família e para o seu negócio, e como os usar como base para a definição de objectivos SMART.



Mas afinal o que são objectivos SMART (Inteligentes se traduzirmos à letra para português)?

Na caracterização de objectivos, SMART é uma sigla e tem um significado muito mais profundo do que apenas smart (inteligente em português). SMART é a representação de: Specific, Measurable, Achieveable, Result Oriented e Timed.

Específicos (Specific): por si mesmos indicam o que fazer.

Medíveis ou Mensuráveis (Measurable): descrevem uma quantidade de dinheiro, uma outra unidade de medida, ou uma acção a ser executada. Geralmente mede-se através de um número.

Alcançáveis ​(achieveable): os membros da equipa sabem e chegam a acordo sobre o que deve ser alcançado, a meta a ser atingida.

Orientado para Resultados (Result Oriented): o objectivo a ser alcançado deve ser consistente com os recursos disponíveis para fazê-lo.

Com prazos (Timed): os planos devem ter uma data definida, dentro do qual devem ser alcançadas as metas.

Sonhos Financeiros
A primeira tarefa que suporta a metodologia SMART é a preparação de um quadro com objectivos e sonhos profissionais e financeiros, que por sua vez, é uma ferramenta prática e uma argumento para que qualquer elemento de uma equipa de trabalho se sentar a discutir, quais são essas metas e comprometer-se com elas.
A definição de prioridades é fundamental, pois é essa definição que define o que se irá fazer primeiro. Os objectivos não devem ser demasiados, devem ser apenas dois ou três, e os sonhos mais fortes e mobilizadores serão também os que definem as prioridades.
Há que ser selectivo. A definição e registo de objectivos segundo a metodologia SMART é parte integrante da implementação do plano e uma forma de manter o controlo do que é alcançado e o período em que é conseguido.

Prioridades
Com a equipa reunida, seguramente todos os sonhos profissionais e financeiros serão evidenciados. Então entre todos, cabe definir a importância de cada sonho e ordená-los do menor para o maior.
Quando os objectivos são colocados sobre a mesa, os que podem ser alcançados no prazo de um mês têm de agrupar-se na categoria de curto prazo. Dessa lista, seguramente longa, seleccionam-se dois items por grupos de objectivos. O mesmo procedimento deve ser seguido com a lista de objectivos de longo prazo.
O registo dos items é o ponto de partida para o desenvolvimento dos objectivos. Alguns destes vão requerer recursos, mas outras acções. A fixação de objectivos é um processo permanente: logo que se alcancem umas, podem começar outras.

Não devemos esquecer que o êxito económico e profissional não aparece sozinho. É importante construir dia-a-dia as nossas decisões respeitantes a: trabalho, poupança, planos de contingência, etc.      

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Paulo Anjos

Business Coach         

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