Estamos no fim do ano, época de
reunião, família e festa, mas também de reflexão, balanço e definição de metas
e objectivos pessoais, profissionais e empresarias, pelo menos para o próximo
ano.
O elemento mais importante de um
plano financeiro pessoal, profissional e empresarial é o estabelecimento de
metas. A fixação de metas requer estabelecer que sonhos são os mais importantes
para si, para a sua família e para o seu negócio, e como os usar como base para
a definição de objectivos SMART.
Mas afinal o que são objectivos
SMART (Inteligentes se traduzirmos à letra para português)?
Na caracterização de objectivos,
SMART é uma sigla e tem um significado muito mais profundo do que apenas smart
(inteligente em português). SMART
é a representação de: Specific, Measurable, Achieveable, Result
Oriented e Timed.
Específicos (Specific): por si
mesmos indicam o que fazer.
Medíveis ou Mensuráveis (Measurable): descrevem uma
quantidade de dinheiro, uma outra unidade de medida, ou
uma acção a ser executada. Geralmente mede-se através de
um número.
Alcançáveis (achieveable): os membros da equipa sabem e chegam a acordo sobre o que deve ser alcançado, a meta a ser atingida.
Orientado para Resultados (Result Oriented):
o objectivo a ser alcançado deve ser consistente com os recursos
disponíveis para fazê-lo.
Com prazos (Timed):
os planos devem ter uma data definida, dentro do qual devem ser alcançadas as
metas.
Sonhos Financeiros
A primeira tarefa que suporta a
metodologia SMART é a preparação de um quadro com objectivos e sonhos
profissionais e financeiros, que por sua vez, é uma ferramenta prática e uma
argumento para que qualquer elemento de uma equipa de trabalho se sentar a
discutir, quais são essas metas e comprometer-se com elas.A definição de prioridades é fundamental, pois é essa definição que define o que se irá fazer primeiro. Os objectivos não devem ser demasiados, devem ser apenas dois ou três, e os sonhos mais fortes e mobilizadores serão também os que definem as prioridades.
Há que ser selectivo. A definição e registo de objectivos segundo a metodologia SMART é parte integrante da implementação do plano e uma forma de manter o controlo do que é alcançado e o período em que é conseguido.
Prioridades
Com a equipa reunida, seguramente
todos os sonhos profissionais e financeiros serão evidenciados. Então entre
todos, cabe definir a importância de cada sonho e ordená-los do menor para o
maior.Quando os objectivos são colocados sobre a mesa, os que podem ser alcançados no prazo de um mês têm de agrupar-se na categoria de curto prazo. Dessa lista, seguramente longa, seleccionam-se dois items por grupos de objectivos. O mesmo procedimento deve ser seguido com a lista de objectivos de longo prazo.
O registo dos items é o ponto de partida para o desenvolvimento dos objectivos. Alguns destes vão requerer recursos, mas outras acções. A fixação de objectivos é um processo permanente: logo que se alcancem umas, podem começar outras.
Não devemos esquecer que o êxito
económico e profissional não aparece sozinho. É importante construir dia-a-dia
as nossas decisões respeitantes a: trabalho, poupança, planos de contingência,
etc.
Se necessite de ajuda
especializada para que o seu negócio entre na rota do sucesso empresarial,
comece por vir assistir a um Workshop gratuito da AddImpact, ou envie um e-mail
para geral@addimpact.pt com o assunto “Quero um negócio de
sucesso”, para que um dos nossos Coaches certificados o possa ajudar.
Paulo Anjos
Business
Coach
Sem comentários:
Enviar um comentário