sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Como se Iniciar no Comércio Electrónico!

Das muitas abordagens possíveis de implementação de um negócio, o do Comércio Electrónico (e-commerce) é hoje em dia um canal que muitos empresários têm em conta. Todos sabemos que o comércio online está a crescer quer em Portugal quer pelo mundo fora, sendo que esta forma de comércio é sempre uma variante, quando se pensa em fazer crescer um negócio, implementar novas formas de negócio, ou até libertar de algumas tarefas inerentes às lojas físicas. 

Dita a experiência que, antes de dar os primeiros passos para a concretização deste canal de vendas, é necessário conhecer bem o negócio que propomos a manter online. Será uma mais-valia se conhecer bem os seus clientes, os seus produtos e as potencialidades que estes têm em ser comercializados na internet. Hoje em dia quase todos os produtos podem ser vendidos na web, mas será que realmente faz sentido serem vendidos online?

Antes de partir para esta aventura, deixamos aqui 5 conselhos base a ter em conta:

- Imagem. Já tem a sua imagem bem conciliada e testada? Será adequada ao comércio electrónico? Não é consistente ter uma loja online moderna, se tiver ainda tiver um logótipo da década de 80. Lembre-se, se avançar para uma loja online moderna e inovadora a sua imagem tem que acompanhar essa modernização;

- Produto. Se partir para uma loja online, os seus produtos deverão de ter uma imagem apelativa e uma ficha de produto completa. Não se esqueça que galerias de produto, vídeos, possibilidade de downloads de manuais de produtos e comentários de utilizadores podem fazer toda a diferença na hora de o cliente decidir. Quanto mais conteúdo tiver acerca do produto, mais simplificada ficará a tomada de decisão de compra por parte do utilizador;

- Registo. Tente registar um domínio apelativo e que identifique claramente que tipo de site/negócio é. Por exemplo, o domínio www.moveis-online.pt é bem mais relevante para os motores de busca e utilizadores que www.josegaspar.pt.

- Políticas de Utilização. Não se esqueça de dedicar uma página da sua nova loja online às políticas de utilização. Devoluções, garantias de qualidade, prazos de entrega e outras questões deverão de estar claras para qualquer utilizador na web. Dê tudo para que haja credibilidade e confiança na hora de comprar um produto.

- Web Marketing. Para quê ter uma loja electrónica se depois ninguém a encontra? Comunicar web é diferente de comunicar fora dela. Pense em estratégias de redes sociais, campanhas Google, Newsletters, entre outras ferramentas de comunicação web, e não se esqueça de as conjugar com promoções, descontos ou preços imbatíveis! Meça o resultado e tire o maior proveito da sua nova plataforma de vendas.

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Potencialize a quantidade de utilizadores que procuram o seu negócio! 

Luís Pereira
Online Marketeer

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