quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Aumente a sua taxa de sucesso no fecho da venda.

Um dos grandes desafios que Empresários, Gestores, Directores Comerciais e Vendedores enfrentam diariamente, é assegurar vendas em clientes que ainda não estão prontos para comprar, estão indecisos. Talvez isto se deva ao facto de, estarem a considerar a oferta de um concorrente, ou talvez, porque estão dependentes de assuntos internos que estão a atrasar a tomada de decisão. Qualquer que seja a causa da sua indecisão, o seu objectivo é convencer estes prospectos a comprar.

 
Gostaria de saber como faze-lo?

Para conseguir fazê-lo, é preciso ter claro como conectar a capacidade e oferta do seu negócio, com os seus clientes e com o seu mercado.

Questiono com frequência com os empresários com que vou trabalhando, se estão a usar os recursos que têm, ou se estão à espera de ter mais resultados, para ter mais recursos. O que que habitualmente necessita um empresário, é usar os seus recursos de maneira adequada e capitalizar ao máximo os resultados que vão gerando.

Passo a partilhar 3 formas de usar estes recursos, e fazer crescer as suas vendas consideravelmente no espaço de um ano.  

1.       Faça o seguimento dos seus clientes. Fica 6 a 7 vezes mais barato vender a um cliente actual, do que gerar um novo cliente e efectuar uma nova venda. Se a sua carteira de clientes está satisfeita com a relação comercial que tem consigo, venda-lhe mais. Não é racional gerar diariamente novos clientes, investindo constantemente tempo e dinheiro em publicidade, sem construir uma carteira de clientes que compre repetidamente e com regularidade. Trata-se de uma forma de actuação muito dispendiosa e cansativa. Existem actualmente várias formas de fazer seguimento dos clientes, ou por outras palavras, de manter contacto constante e permanente com eles, como por exemplo e-mail, telefone, SMS, carta, etc. É extremamente importante que este contacto seja consistente, ou seja, que seja efectuado à luz de um sistema de seguimento programado, por exemplo 1 vez por semana ou 1 vez por mês, dependendo do ciclo do negócio e do tipo de cliente. Contactos pontuais e esporádicos não produzem o mesmo efeito, porque o cliente percebe que é um contacto ocasional, e não um sistema de seguimento com o objectivo de optimizar o serviço prestado.

2.       Peça referências aos seus clientes. Se tem plena confiança na qualidade dos serviços que presta, ou dos bens que comercializa, e os seus clientes estão satisfeitos, porque não pedir-lhes referências? Conhece alguma estratégia de marketing mais eficaz do que o marketing boca-a-boca?

Por exemplo, se tiver 100 clientes satisfeitos, e se lhes pedir generosamente 5 referências a cada, quantos potencias cliente vai ter? Provavelmente 500, como habitualmente este tipo de contacto é bastante mais qualificado do que os contactos angariados por outras estratégias de marketing, é bem provável que consiga converter uma em cada quatro referências obtidas, o que significa 100 novos clientes e muito mais vendas num espaço de um a dois meses. Este crescimento pode ser viral, se tiver por detrás um sistema de pedido de referências, e se este for usado com mestria. Quanto lhe custa esta estratégia? Nem um único €uro.

 
3.      Não despache, venda. Você e a sua equipa de vendas, necessitam de treino para conseguir gerar mais vendas. Se o valor médio de cada transacção é baixo, o segredo está em treinar os vendedores para identificar eficazmente as necessidades dos clientes, ao invés de se limitarem a despachar encomendas. Se esta estratégia for usada com eficácia, não é difícil aumentar a transacção média em 50 ou até mesmo 100%. Tem noção do que isto pode significar em termos de aumento do volume de negócios, no fim do mês?

Se necessite de ajuda especializada para que o seu negócio entre na rota do sucesso empresarial, comece por vir assistir a um Workshop gratuito da AddImpact, ou envie um e-mail para geral@addimpact.pt com o assunto “Quero um negócio de sucesso”, para que um dos nosso Coaches certificados o possa ajudar.

Paulo Anjos
Business Coach

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