O search marketing ou o marketing
nos motores de busca consiste num conjunto de técnicas para posicionar o seu
website nos primeiros lugares nos motores de busca, quando se pesquisam
palavras relevantes para o seu negócio. Ao contrário do Google AdWords e outros
modelos de Pay-per-Click, o SEO – Search Engine Optimization – é definido como
um conjunto de técnicas não pagas para destacar o seu site nos motores de
busca.
Visitantes Qualificados
Como vimos em posts passados, um dos factores mais importantes para o sucesso do seu site é ser encontrado, contudo a maioria dos sites não é pensado nesse sentido. Mais do que ser encontrado é necessário que seja encontrado por utilizadores qualificados.
Utilizadores qualificados são aqueles que procuram algo sobre um produto ou serviço e que têm abertura em determinado momento para sabem mais informações acerca dos mesmos.
O SEO actua nos resultados da pesquisa natural, que
aparecem do lado esquerdo, onde 70 a 80% dos utilizadores escolhem o website a
visitar.
Vantagens do Search
Engine Optimization
Em primeiro lugar a optimização do site consegue estar
presente nos vários motores de busca, sem haver necessidade de pagamentos
adicionais. Ao contrário da publicidade paga do Google, que apenas de reflecte
nesse motor de busca.
A pesquisa orgânica/natural consegue ter uma maior visibilidade junto dos utilizadores, tendo em consideração que 70% a 80% dos utilizadores preferem clicar na pesquisa natural do que em anúncios pagos. Posto isto é justo dizer que há uma maior probabilidade de o utilizador clicar no seu site estando este na pesquisa orgânica/natural.
Para além de comunicar com o consumidor no melhor momento – altura em que este está disposto a receber informação acerca do produto/serviço – a visibilidade do site é contínua desde que a optimização também o seja. Quer isto dizer que quando um site é optimizado deverá de ser mantido dentro desse enquadramento, pois outros factores podem o levar a “desaparecer” dos tops dos resultados dos motores de busca.
Factores a considerar na Optimização de Sites para os Motores de Busca
A pesquisa orgânica/natural consegue ter uma maior visibilidade junto dos utilizadores, tendo em consideração que 70% a 80% dos utilizadores preferem clicar na pesquisa natural do que em anúncios pagos. Posto isto é justo dizer que há uma maior probabilidade de o utilizador clicar no seu site estando este na pesquisa orgânica/natural.
Para além de comunicar com o consumidor no melhor momento – altura em que este está disposto a receber informação acerca do produto/serviço – a visibilidade do site é contínua desde que a optimização também o seja. Quer isto dizer que quando um site é optimizado deverá de ser mantido dentro desse enquadramento, pois outros factores podem o levar a “desaparecer” dos tops dos resultados dos motores de busca.
Factores a considerar na Optimização de Sites para os Motores de Busca
O conteúdo textual do seu site é tudo para as estratégias de
Search Engine Optimization. Um site bem definido, com conteúdo claro e directo é
meio caminho andado para que apareça nos resultados de pesquisa. Durante a
redacção dos textos deverá de ter em consideração os utilizadores mas também os
motores de busca, aplicando técnicas de optimização ao site.
Depois da optimização dos textos deverá também de fazer
links externos para o seu site. A isto chamamos de optimização off-site, que é
um conjunto de técnicas que permite que o seu site seja referenciado noutros
sites.
Não se esqueça de
controlar a evolução
Após o seu site estar optimizado e ter realizado a
optimização off-site é importante controlar os resultados. Caso não apareça por
determinada palavra-chave deverá de considerar a forte concorrência ou optar
por uma optimização mais forte e persuasiva. Caso esteja a verificar um aumento
de tráfego qualificado ao seu site então parabéns, conseguiu optimizar o site
para os motores de busca, mas não se esqueça que verá de manter esta optimização
regularmente percebendo onde é que poderá melhorar.
Luís Pereira
Online Marketeer
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