Porque é que as coisas vão correndo muito bem a alguns empresários, mesmo quando há crise?
Neste artigo terá a oportunidade de conhecer a fórmula para continuar a fazer bons negócios, sem ter em consideração os factores externos que o rodeiam.
É importante realçar que apesar da profunda crise que tem
assolado Portugal nos últimos anos, há inúmeros casos de sucesso empresarial
por esse país fora. Admiravelmente, esses casos de sucesso são transversais a
todos os sectores da economia portuguesa, desde os mais tradicionais até aos
mais conotados com a indústria de ponta e de alta tecnologia, não esquecendo a
agricultura, o comércio e os serviços. O que é que todos estes negócios têm em
comum, para terem sucesso apesar deste mar de adversidades em que navegamos?
Não tenho dúvidas que incorporaram na sua estratégia
alguma(s) da(s) das “armas” que vos darei a conhecer.
É normal que em momentos de instabilidade económica, muitas
organizações não tenham os resultados esperados. No
entanto, mesmo em situações
adversas, há sempre empresários que
descobrem a fórmula para o
sucesso, e que, vêem oportunidades
de negócio onde outros não vêem. Daí a celebre
frase da qual desconheço a autoria, “Enquanto uns choram, outros vendem
lenços!”
Qual é a chave do
sucesso destes empresários? Poderíamos resumi-la a dois factores: visão de
médio e longo prazo e as estratégias de negócio.
Preocupamo-nos ou ocupamo-nos?
Qualquer adversidade vem acompanhada de oportunidades e uma
desaceleração económica não é excepção. É por isso que na Addimpact temos 5
“armas” que o ajudarão a mitigar os riscos da crise e que pode usar em benefício
do seu negócio.
1. Continue a Inovar
Dizem por aí que “a necessidade aguça
o engenho”, por isso comece por responder às seguintes questões:
Que
outro bem ou serviço posso
fornecer aos meus clientes atuais?
Como
posso servir melhor o mercado
que eu tenho acesso?
2.
Identifique o seu mercado alvo
Dentro de um grande universo de
consumidores, existem pequenos grupos com características distintas e
necessidades específicas. Tomemos por exemplo o sector automóvel: um exemplo de
segmento, é o dos compradores de automóveis de luxo, um outro, o dos
utilitários e económicos. Dentro destes segmentos há subgrupos, (denominados
nichos) como por exemplo o dos utilitários desportivos.
Normalmente estas “fatias” do mercado
são negligenciadas por serem pequenas, mas ao focar-se num destes nichos,
permitirá posicionar-se como um perito na área. Procure nichos onde não há
competição e torne-se líder. Isto dar-lhe-á uma vantagem sobre qualquer competidor e não perderá tempo
tentando vender a prospectos que nunca
se vão tornar clientes.
3. Invista em Publicidade
Quando
uma crise se aproxima a primeira
coisa que fazem a maioria das empresas é cortar no seu orçamento de publicidade.
Um empresário inteligente faz precisamente o oposto. Mas é
extremamente importante identificar exactamente que tipo de publicidade traz melhores resultados. Lembre-se que, para cada euro que você investe em publicidade, muitos mais deverão entrar em consequência desse investimento, isto só é possível Testando & Medindo.
Lembre-se
que publicidade eficaz, é a chave para aumentar o número de prospectos que necessita para aumentar as suas
vendas.
4. Utilizar o E-marketing
Hoje em dia, a internet é uma das
principais ferramentas que ajudam os negócios a expandir os seus mercados e a poder
conquistar clientes, em lugares que até há pouco tempo era inimaginável lá
chegar. Em 2011 Portugal tinha cerca de 5.168.800
utilizadores de internet registados, o que corresponde a 48% da população, 4.173.880
têm contas no facebook e 97,6% dos internautas portugueses fazem pesquisas no Google,
quando procuram algo. Ter uma página na internet, bem desenvolvida, com a sua
presença optimizada nos motores de busca e com focus comercial, permitir-lhe-á promover
os seus bens e serviços a potencias clientes de outras cidades ou até de outros
países. Um mundo de oportunidades à sua espera.
5. Fazer mais com menos
Optimização de recursos, aumentar a produtividade
e ganhar eficiência deverá ser a palavra de ordem sempre, independentemente de
estarmos a viver um período de expansão ou recessão. Logicamente este tema
aparece mais valorizado em períodos difíceis. Tecnicamente esta optimização de
recursos chama-se Alavancagem. As quatro áreas onde se pode Alavancar um
negócio são: Pessoas & Formação, Sistemas & Tecnologia, Distribuição e
Testar & Medir.
Peça ajuda a um especialista.
As PMEs que têm
registado maiores taxas de crescimento, são as que estão a ser acompanhadas por
um profissional, como por exemplo um Business Coach, uma vez que, o Coach ensina
as estratégias e as ferramentas que devem ser usadas a cada momento, para que o
negócio cresça verdadeiramente ao invés de ir definhando até à morte. Ter ao seu lado um
Business Coach dar-lhe-á a garantia de que a sua empresa terá um crescimento
constante ano após ano, independentemente de qualquer factor externo.
As crises financeiras, a segurança e as alterações políticas não
são factores determinantes para que um negócio não funcione. Tudo depende da
visão e das estratégias que tenha o empresário. Começar a pensar como
empresário, e deixar de pensar como trabalhador por conta própria, é o primeiro
passo para poder desenvolver o seu negócio.
Está na hora de entrar em acção!!!
Inicie 2014 com o pé direito vindo assistir a um dos
workshops gratuitos da Addimpact, venha conhecer as estratégias que uma equipa
de Business Coaches certificados tem, para poder ajudar os empresários que
querem e acreditam que é possível vencer a crise.
Paulo Anjos
(Business Coach e Director
Geral)
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