terça-feira, 14 de janeiro de 2014

5 Armas Contra a Crise!

Uma Crise Económica, é muitas vezes apenas mais um pretexto para o empresário dizer que o seu negócio não vai bem.
Porque é que as coisas vão correndo muito bem a alguns empresários, mesmo quando há crise?
Neste artigo terá a oportunidade de conhecer a fórmula para continuar a fazer bons negócios, sem ter em consideração os factores externos que o rodeiam.



 
É importante realçar que apesar da profunda crise que tem assolado Portugal nos últimos anos, há inúmeros casos de sucesso empresarial por esse país fora. Admiravelmente, esses casos de sucesso são transversais a todos os sectores da economia portuguesa, desde os mais tradicionais até aos mais conotados com a indústria de ponta e de alta tecnologia, não esquecendo a agricultura, o comércio e os serviços. O que é que todos estes negócios têm em comum, para terem sucesso apesar deste mar de adversidades em que navegamos?

Não tenho dúvidas que incorporaram na sua estratégia alguma(s) da(s) das “armas” que vos darei a conhecer.

É normal que em momentos de instabilidade económica, muitas organizações não tenham os resultados esperados. No entanto, mesmo em situações adversas, há sempre empresários que descobrem a fórmula para o sucesso, e que, vêem oportunidades de negócio onde outros não vêem. Daí a celebre frase da qual desconheço a autoria, “Enquanto uns choram, outros vendem lenços!”

Qual é a chave do sucesso destes empresários? Poderíamos resumi-la a dois factores: visão de médio e longo prazo e as estratégias de negócio.

Preocupamo-nos ou ocupamo-nos?

Qualquer adversidade vem acompanhada de oportunidades e uma desaceleração económica não é excepção. É por isso que na Addimpact temos 5 “armas” que o ajudarão a mitigar os riscos da crise e que pode usar em benefício do seu negócio.

1.      Continue a Inovar

Dizem por aí que “a necessidade aguça o engenho”, por isso comece por responder às seguintes questões:

Que outro bem ou serviço posso fornecer aos meus clientes atuais?

Como posso servir melhor o mercado que eu tenho acesso?


2.      Identifique o seu mercado alvo

Dentro de um grande universo de consumidores, existem pequenos grupos com características distintas e necessidades específicas. Tomemos por exemplo o sector automóvel: um exemplo de segmento, é o dos compradores de automóveis de luxo, um outro, o dos utilitários e económicos. Dentro destes segmentos há subgrupos, (denominados nichos) como por exemplo o dos utilitários desportivos.

Normalmente estas “fatias” do mercado são negligenciadas por serem pequenas, mas ao focar-se num destes nichos, permitirá posicionar-se como um perito na área. Procure nichos onde não há competição e torne-se líder. Isto dar-lhe-á uma vantagem sobre qualquer competidor e não perderá tempo tentando vender a prospectos que nunca se vão tornar clientes.

 
3.      Invista em Publicidade

Quando uma crise se aproxima a primeira coisa que fazem a maioria das empresas é cortar no seu orçamento de publicidade. Um empresário inteligente faz precisamente o oposto. Mas é extremamente importante identificar exactamente que tipo de publicidade traz melhores resultados. Lembre-se que, para cada euro que você investe em publicidade, muitos mais deverão entrar em consequência desse investimento, isto só é possível Testando & Medindo. 

Lembre-se que publicidade eficaz, é a chave para aumentar o número de prospectos que necessita para aumentar as suas vendas.
 
4.      Utilizar o E-marketing

Hoje em dia, a internet é uma das principais ferramentas que ajudam os negócios a expandir os seus mercados e a poder conquistar clientes, em lugares que até há pouco tempo era inimaginável lá chegar. Em 2011 Portugal tinha cerca de 5.168.800 utilizadores de internet registados, o que corresponde a 48% da população, 4.173.880 têm contas no facebook e 97,6% dos internautas portugueses fazem pesquisas no Google, quando procuram algo. Ter uma página na internet, bem desenvolvida, com a sua presença optimizada nos motores de busca e com focus comercial, permitir-lhe-á promover os seus bens e serviços a potencias clientes de outras cidades ou até de outros países. Um mundo de oportunidades à sua espera.
 

5.      Fazer mais com menos

Optimização de recursos, aumentar a produtividade e ganhar eficiência deverá ser a palavra de ordem sempre, independentemente de estarmos a viver um período de expansão ou recessão. Logicamente este tema aparece mais valorizado em períodos difíceis. Tecnicamente esta optimização de recursos chama-se Alavancagem. As quatro áreas onde se pode Alavancar um negócio são: Pessoas & Formação, Sistemas & Tecnologia, Distribuição e Testar & Medir.
 
 
Peça ajuda a um especialista. As PMEs que têm registado maiores taxas de crescimento, são as que estão a ser acompanhadas por um profissional, como por exemplo um Business Coach, uma vez que, o Coach ensina as estratégias e as ferramentas que devem ser usadas a cada momento, para que o negócio cresça verdadeiramente ao invés de ir definhando até à morte. Ter ao seu lado um Business Coach dar-lhe-á a garantia de que a sua empresa terá um crescimento constante ano após ano, independentemente de qualquer factor externo.

As crises financeiras, a segurança e as alterações políticas não são factores determinantes para que um negócio não funcione. Tudo depende da visão e das estratégias que tenha o empresário. Começar a pensar como empresário, e deixar de pensar como trabalhador por conta própria, é o primeiro passo para poder desenvolver o seu negócio.

Está na hora de entrar em acção!!!

 
Inicie 2014 com o pé direito vindo assistir a um dos workshops gratuitos da Addimpact, venha conhecer as estratégias que uma equipa de Business Coaches certificados tem, para poder ajudar os empresários que querem e acreditam que é possível vencer a crise.

 
Paulo Anjos
(Business Coach e Director Geral)

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