terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Como motivar os seus colaboradores


Em toda a empresa os colaboradores são fundamentais, pois são eles que fazem com que esta funcione. É por esta razão que são denominados como capital humano, cuja definição dá destaque à sua posição como elemento chave para o negócio

O êxito ou fracasso da empresa despende em grande medida do talento da equipa. É por isso que a cada nova contratação, mostra-se indispensável assegurar que todo o colaborador tenha todas as ferramentas indispensáveis e os conhecimentos, para desempenhar correctamente a sua missão, mas se os colaboradores não contam com uma motivação (seja ela qual for) para desempenhar a sua missão, por mais talento que tenham, jamais darão o rendimento que a empresa deles espera e necessita. Existem três aspectos básicos aos quais deve prestar muita atenção, para identificar essas motivações na sua equipa.

1.      Atitude

A motivação na empresa, ou em qualquer outra organização, emana da atitude das pessoas que a compõem. A atitude não se pode implementar como se faria como por exemplo com um horário de trabalho flexível.
 
2.      Ambiente

A motivação corresponde à atitude vital das pessoas perante o trabalho e os desafios, que depende maioritariamente da idiossincrasia de cada um, e que é fortemente influenciado pelo ambiente. Nesse sentido a tarefa fundamental dos directores e chefias não é tanto de motivar os seus colaboradores, é sim evitar que estes se desmotivem.

3.      Efeito de contágio

Supostamente o que há a fazer, a todos os níveis é liderar pelo exemplo. Se um líder começa a entrar no escritório arrastando os pés, ao fim de uns meses todos os seus colaboradores estarão arrastando os pés. Tanto o entusiamos como o desânimo são atitudes fortemente contagiosas, especialmente vindas da liderança. Mas enquanto o entusiasmo e a motivação contagiam-se em todas as direcções, a desmotivação é uma epidemia que geralmente é transmitida de cima para baixo.

Além disto é importante não negligenciar os seguintes temas:

1.      Motivar ou evitar a desmotivação?

Muito se tem escrito e falado sobre motivação. Nestas linhas abordarei a perspectiva de evitar a desmotivação. Quero com isto dizer, que os colaboradores têm uma motivação interior para enfrentar a vida profissional e pessoal.

A nossa missão é conseguir criar o ambiente necessário para que esta motivação não diminua, e que inclusivamente até possa aumentar. São os trabalhadores que levam a sua própria motivação para o trabalho. Nas nossas empresas devemos garantir que diferentes aspectos, tais como a remuneração, a forma como as pessoas são tratadas, planos de carreia, ambiente de trabalho, a definição de objectivos, as tarefas, etc. Não desmotivem os colaboradores.

Cada colaborador pode ter diferentes tipos ou dimensão de necessidades, que o motivam a satisfazê-las. Se pudermos atender a essas necessidades, as pessoas adquirirão um compromisso com a organização de acordo com o tipo de necessidades atendidas.

2.      Remuneração

Inicialmente o colaborador tem só necessidade económicas para satisfazer, isto é, quer ter uma remuneração adequada ao seu posto de trabalho. É importante que o que é considerado adequada seja partilhado por ambas partes.

Deve ter em consideração que alguns colaboradores ficam neste nível, a sua necessidade básica é suprimir a necessidade económica. Assim é conveniente que o colaborador perceba que se deve esforçar para preencher esta necessidade. Nos casos em que o colaborador perceba que tem a remuneração assegurada, independentemente do esforço pode provocar uma diminuição do seu desempenho e consequentemente da sua motivação.

3.      Crescimento Pessoal

Para aquelas pessoas que à parte das necessidades económicas, valorizam o crescimento pessoal, é imprescindível dispor de planos de carreira, novos desafios, aquisição de novos conhecimentos (formação, novas experiências, tarefas diferentes, etc.) e consequentemente possibilidades de crescimento e evolução dentro da empresa.

4.      Ligação com a empresa

Para além deste grupo, poderemos encontrar um outro grupo de pessoas que, querem estar vinculadas à organização da qual fazem parte. Esses colaboradores necessitam de partilhar objectivos, missão e outros aspectos transcendentais à organização a que pertencem. Para eles devemos ter uma boa comunicação dos objectivos a serem alcançados, partilhar a definição do futuro da empresa, etc.

Devemos facilitar-lhes a autonomia na tomada de decisões, que lhes permita desenvolver com liberdade os seus critérios. Se este grupo não percebe que fazem parte do projecto empresaria, tentarão procurar outro projecto em qualquer lado, ou acabarão desmotivados, sendo estes os elementos com maior potencial na organização.

Está na hora de entrar em acção!!!

Inicie 2014 com o pé direito vindo assistir a um dos workshops gratuitos da Addimpact, venha conhecer as estratégias que uma equipa de Business Coaches certificados tem para poder ajudar os empresários que querem e acreditam que é possível vencer a crise.

Paulo Anjos

(Business Coach e Director Geral)

Sem comentários:

Enviar um comentário