sexta-feira, 5 de julho de 2013

Aprenda a “Gerir” o seu tempo!


Um dos grandes problemas das empresas e dos empresários é a gestão do Tempo. Não só a gestão do tempo do próprio empresário mas de todos os elementos da equipa.

Como diz Dave Lakhani no seu livro “O Poder de Uma Hora”, “ Todos temos num dia o mesmo número de minutos e de horas para trabalhar, criar, viver e prosperar. É a forma como usamos essas horas que marca a verdadeira diferença quanto à qualidade da nossa vida e ao valor dos nossos negócios”.

 
Existe um alvo temporal, que pode ser representado por um círculo, com quatro grandes zonas:

  • A zona externa onde está tudo o que não é importante nem urgente, a zona da DISTRACÇÂO;
  • Uma segunda zona onde está tudo o que não é importante mas é urgente e por isso é chamada a zona da ILUSÂO.
  • Mais próximo do centro encontramos a zona da REACÇÃO, onde estão todos os assuntos importantes e urgentes. É aqui que estão a maioria dos empresários portugueses. Porque não somos suficientemente talhados culturalmente para o planeamento, que nos dá sempre a sensação de ser algo susceptível de vir a falhar, logo uma perca de tempo desnecessária, optamos pelo improviso e pela reacção permanente aos desafios colocados pela realidade, nomeadamente pelos nossos clientes.
  • Finamente, no centro do alvo circular está a zona onde devem permanecer grande parte do tempo os empresários. É a zona dos assuntos importantes mas não urgentes. É aqui que definimos a missão, a visão e os pontos de cultura da nossa empresa. É também aqui que definimos as estratégias que irão alavancar o negócio. E repare-se que eu digo estratégias, porque tal como os templos gregos eram sustentados por vários pilares, as nossas empresas devem ser apoiadas por várias estratégias. Assim se uma falhar, o edifício continua de pé e operacional. É também aqui que definimos os objectivos para o nosso negócio.

Então o que deve um empresário fazer no que diz respeito à gestão do tempo?

1-      Eliminar todas as tarefas que não são importantes nem urgentes.

2-      Delegar tudo o que é urgente mas tem pouca importância.

3-      Evidentemente, tudo o que é importante e urgente, tem de ser feito, mas logo que oportuno, devemos delegar essas tarefas. Quando tivermos a certeza de que os nossos colaboradores estão preparados para executar essas tarefas com pouca supervisão, deveremos aumentar a distância do acompanhamento ou supervisão.

4-      Na nossa agenda deve de existir tempo para o Planeamento, e definição de estratégias e objectivos. Os objectivos são o GPS das empresas, logo, devem ser claros e atempadamente explicados a todos. A empresa é como um barco com vários remadores e o empresário é o timoneiro. Assim todos remam na mesma direcção e contribuem para os objectivos comuns, com uma motivação redobrada.

É extremamente importante criar uma “agenda por defeito”, que sirva para organizar os nossos dias de trabalho, e para não andamos a reagir aos problemas que constantemente nos aparecem. Um dos papéis do Busines Coach da AddImpact é precisamente, o de apoiar o empresário e seus colaboradores na criação dessa agenda, e na delegação de tarefas, que parecendo simples não o são de facto. Há que contrariar muitos anos de maus hábitos na gestão do tempo.

O Business Coach tem uma vantagem, o facto de estar a observar de fora para dentro da empresa, logo, sendo mais imparcial relativamente ao que está a ser tratado e com uma maior distanciação relativamente aos problemas. Aqui não resisto a fazer um paralelismo com o Coach de Desporto, que não tendo que ter a mesma força física e habilidade que os seus atletas, consegue passar as melhores tácticas e melhorar o desempenho individual e colectivo.
 

Já agora, como um pequeno primeiro exercício, reveja o que fez no dia de hoje, e posicione cada uma dessas tarefas no Alvo Temporal. Talvez venha a tirar algumas conclusões surpreendentes.

Recordo Stephen Covey em “os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”: “ O segredo não está em estabelecer prioridades a partir do meu plano de trabalho, mas em fazer um plano de trabalho a partir das minhas prioridades”.

Até breve e bons negócios.

Paulo Pereira

(Business Coach) 
 
Nota: Paulo Pereira não escreve de acordo com o novo acordo ortográfico.

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