No meio empresarial e particularmente numa conjuntura recessiva, o desafio das vendas (e das equipas de vendas) é cada vez mais complexo. As estatísticas dizem que, independentemente do mercado, nascem todos os anos milhares de empresas e que a taxa de mortalidade infantil das mesmas é extremamente elevada.
Sabia que, ao fim de 5 anos apenas 30% sobrevivem?
Assustador, não é?
As causas são as mais diversas, das quais destacamos:
Sabia que, ao fim de 5 anos apenas 30% sobrevivem?
Assustador, não é?
As causas são as mais diversas, das quais destacamos:
- Total ausência de controlo (da visão, do dinheiro, do tempo ou da distribuição);
- Ausência de planeamento, ou quanto muito um planeamento deficiente;
- Falta de uma Proposta Única de Venda/Valor (P.U.V.);
- Falta de liderança, ou liderança deficiente;
- Recrutamento inadequado, ausência de formação integração e envolvimento dos novos colaboradores.
- Etc.;
Mas uma das mais frequentes, é a ausência ou quanto muito uma deficiente definição do Plano de Vendas e de estratégias associadas.
Muito frequente é também a má preparação da equipa de vendas. O mercado está repleto de comerciais autodidactas, que foram aprendendo fazendo. Uma minoria tem um grande sucesso, mas uma larga maioria não passa da mediocridade ou mediania.
A função de Gestor Comercial ou Vendedor, é das mais importantes numa organização e já não se compadece com amadorismos. Hoje o mercado “exige” profissionais de vendas altamente treinados, não só, no domínio técnico dos produtos/serviços que comercializa, mas também no domínio das mais modernas técnicas de vendas, onde se destacam a Programação Neuro Linguística (PNL), os Sistemas de Percepção da Realidade e os sistemas de identificação dos diversos Perfis Comportamentais.
Hoje em dia o Gestor Comercial ou Vendedor, é um atleta de alta competição, que tem de dominar todas esta técnicas e ferramentas e treinar diariamente o seu uso.
Citando o filósofo inglês Alfred North Whitehead “ O futuro está cheio de possibilidades de realização e de tragédia”.
“A forma como lidamos com os nossos desafios, determinarão se desfrutaremos das nossas realizações, ou se provocaremos a nossa própria tragédia” (Tom Hopkins).
Há uma linha que separa os perdedores dos vencedores.
As diferenças entre perdedores e vencedores são mais ténues do que parece. Segundo Warren Buffet (segundo investidor mais rico do Mundo), “Nos negócios não é necessário fazer coisas extraordinárias para ter resultados extraordinários”.
O importante é estarmos concentrados no lado positivo, na procura da mudança inteligente e de soluções e de métodos adequados. Quanto mais cedo decidirmos que acções tomar, melhor. O facto de estarmos num ciclo económico negativo não significa que não existem probabilidades de sucesso.
As empresas que aumentarem as vendas durante um ciclo negativo sairão robustecidas e serão as grandes campeãs de vendas também nos ciclos positivos.
Trabalhar com um Business Coach da AddImpact, pode ser uma das deciões mais sensatas que um empresário pode tomar. Terá acesso a dezenas de estratégias certificadas com sucesso comprovado nos mais variados negócios e mercados e o suporte de um especialista em negócios, na sua implementação. De igual modo irá compreender a necessidade de testar e medir constantemente as estratégias escolhidas e irá comprovar exactamente a citação de Warren Buffet.
Com a excepção dos negócios sazonais do Verão, esta altura do ano é uma excelente altura para os empresários reflectirem sobre os seus negócios e aquilo que devem mudar. Repetir as mesmas rotinas e processos só conduzirá aos mesmos resultados. E se esses resultados não têm sido positivos, então estamos perante um caso de falta de bom senso senão mesmo de demência, se nenhuma mudança for feita.
Este é o momento de tomar decisões, este é o momento ideal para trabalhar com a AddImpact, na redefinição do seu plano de vendas, e das estratégias que o suportam.
Citando Brad Sugars “Saberá que tomou uma boa decisão se sentir uma de duas coisas, medo ou entusiasmo”.
Conscientes dos desafios, que a maioria das empresas enfrentam, a AddImpact resolveu iniciar um ciclo de Worshops gratuitos, cujo tema, é a preocupação da maioria dos empresários, VENDAS.
Estes workshops terão lugar em Lisboa e no Porto sendo o primeiro já no dia 7 de Agosto em Lisboa e o segundo no dia 8 de Agosto no Porto.
Não perca a oportunidade de ter o apoio gratuito da AddImpact, por um dia e inscreva-se JÁ!
Paulo Pereira e Paulo Anjos
(Business Coaches)
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