quinta-feira, 18 de julho de 2013

A Formiga e a Cigarra!


Quem não se lembra¸ dos seus tempos de infância? 

E da popular fábula da cigarra e da formiga?

Conhecemo-la, lembramo-nos dela, mas será que reflectimos sobre a sua verdadeira essência?

Habitualmente “convido” os empresários com quem vou trabalhando, a recordar alguns ensinamentos, que nos são passados na nossa infância. São ensinamentos simples, vão passando de geração em geração, aos quais damos alguma importância, quando os ouvimos pela primeira vez, mas aos quais, deixamos de prestar a devida atenção à medida que os anos vão passando. Muitas vezes é muito importante apagar o ”excesso” de informação do nosso consciente e voltar às bases, simplificar em vez de complicar, e os adultos muitas vezes têm esse “condão”, conseguem complicar o que é simples.

Voltando à nossa fábula:   

Para quem não se recorda da fábula, e de uma forma bastante resumida, no Verão enquanto a cigarra cantava e aproveitava o calor, a formiga trabalhava e enchia de mantimentos a sua dispensa. Simultaneamente a cigarra zombava da formiga, enquanto esta trabalhava.

Chegado o Inverno, a formiga tinha e dispensa cheia de mantimentos, estava preparada para a escassez de alimento, próprio do Inverno e a cigarra nada tinha para comer. Acabando esta última por bater à porta da formiga, mendigando ajuda…

A fábula aplicada ao mundo empresarial  
Estamos em pleno Verão, altura em que os empresários, sem excepção deveriam estar a preparar o “Inverno” económico, no caso do, Verão ser a sua época alta ou o Inverno enquanto estação do ano e para a maioria dos negócios, a época alta.

Quantas vezes, se ouve a expressão, “ O país para em Julho e Agosto e não vale a pena fazer nada!”?

 
Há até quem feche as portas, e pare as operações.

Será que é mesmo assim?

A experiência diz-me que não:

- Nesta altura do ano é mais fácil estabelecer contactos, as pessoas estão mais disponíveis.

- Fecham-se melhores negócios, a concorrência é menor.

- Com o bom tempo, as pessoas andam mais bem-dispostas, e consequentemente mais receptivas.

- Planeia-se, ou deve-se planear o último quadrimestre do ano. O quadrimestre que se avizinha, tem uma concentração de acontecimentos (regresso às aulas, Natal, Passagem de Ano, etc.),que ajudam muitos negócios a crescer, ou a recuperar de períodos menos bons.

Já reparou nas oportunidades que poderá estar a perder, se pensa como a maioria? 
 
No universo das Micro, Pequenas e Médias Empresas, há mais formigas, ou cigarras?

Infelizmente não há estatísticas, que nos ajudem a fundamentar uma opinião, quer seja num sentido, quer seja noutro.
Em vários anos de contacto com este tipo de empresas e empresários, tenho encontrado um pouco de tudo:

 · A formiga, que está nesta altura a fazer o trabalho que deveria (Infelizmente não são muitos os casos que vou encontrando).
· A formiga que perdeu o rumo do formigueiro, e que corre que nem uma louca, em busca do rumo perdido (Infelizmente são bastantes).
· A Cigarra, que não tira proveito deste tempo para encher a dispensa, ou para preparar a chegada do Inverno (Por incrível que pareça, são demasiados).

 Não quero com este artigo, afirmar que o empresário não deva descansar, viajar, tirar férias, etc., antes pelo contrário, o Empresário não deve viver para o negócio, mas sim do negócio. É necessário entender que o Empresário é um “agricultor”, primeiro é necessário semear, e tratar da sementeira, para depois colher. Infelizmente inverter esta sequência, não é possível.

Conhece algum agricultor que vá de férias, sem ter feito primeiro a sua sementeira?
 

Se ainda não foi de férias, ou já está de regresso, está na altura certa para planear o futuro e depois agir!
 
 A AddImpact está a organizar vários workshops, com o intuito de ajudar as PME's “descobrirem” as oportunidades ocultas que todos os negócios têm. Inclusive o seu!

Não perca a oportunidade e inscreva-se num dos nosso workshops gratuitos, e veja como é possível inverter o rumo, em direcção ao sucesso.

Paulo Anjos 

(Mentor de Negócios e Empresário)

Sem comentários:

Enviar um comentário