Uma
das tarefas que tem pela frente na gestão do seu negócio é a contratação de
colaboradores. Se tem o pessoal certo no lugar certo,
tudo está bem: as tarefas são executadas
a tempo e horas e os lucros aumentam rapidamente.
Mas se pelo contrário a
sua equipa é má, sentirá na pele as dificuldades em fazer evoluir o seu
negócio. Acaba por não conseguir ir a lugar algum, porque os maus colaboradores
acabam por trava-lo e fazê-lo perder tempo valioso.
Isto significa que o
sucesso do seu negócio começa com a contratação das pessoas certas.
Permita-me que partilhe
consigo um Processo de Recrutamento de 4
– Etapas, que tão boas provas tem dado, e que o ajudará a saber como
seleccionar os melhores candidatos para a sua empresa.
Este processo baseia-se
nos seguintes princípios:
- Maior probabilidade de escolher a pessoa certa, se tem um número elevado de candidatos;
- Se realizar um processo de entrevistas múltiplas por etapas, não desperdiçará tempo em longas entrevistas, com candidatos que não reúnem os requisitos exigidos;
- Poderá verificar quais os candidatos que têm o melhor desempenho, se lhes solicitar que compareçam a um entrevista de grupo, e que cumpram algumas tarefas, como fazendo parte do seu processo de contratação;
Posso contar-lhe um segredo? A maioria dos empresários contrata
os seus colaboradores pelas suas capacidades e acaba por demiti-los por causa
das suas atitudes. Isto é, contratam alguém porque tem boas qualificações, mas
desconhecem que têm uma má atitude e acabam por despedi-los quando começam os
problemas.
Como pode evitar que isto aconteça? Se contratar alguém que tem
uma boa atitude, será fácil treiná-los, para que tenham as competências
necessárias. Porém deve ter cuidado e conhecer bem os candidatos, antes
contratá-los. É necessário que tenham tanto competências técnicas, como uma boa
atitude, pois estes são os bons candidatos. Se sabe como identificar este tipo
de candidatos, terá êxito a contratar colaboradores.
O nosso “Processo
de Recrutamento de 4 – Etapas”, ajudá-lo-á
a consegui-lo.
Passo 1 – Defina o que pretende, para poder preparar as suas
ofertas
Primeiramente, deve
definir claramente as tarefas e responsabilidades que terá o posto de trabalho.
De seguida, defina as características e qualificações do candidato ideal.
Por exemplo, as tarefas
podem incluir atender o telefone, apuramento de salários, facturação,
contabilidade, compras, etc. As características e qualificações para a função
podem incluir atenção detalhada a tarefas, trabalho em equipa, ética no
trabalho e experiência de gestão.
No seu anúncio para a
função, não se esqueça de incluir todos os requisitos: tarefas, recursos e
avaliações. Você também deve mencionar o salário que a pessoa a contratar irá
ganhar.
Passo 2 – Atrair Candidatos Qualificados
Depois de ter claramente
definidas as exigências do posto de trabalho, é
hora de começar a procurar o melhor
candidato. Neste ponto, é
importante que saiba encontrar as
pessoas certas para os lugares certos.
Se não sabe por
onde começar a procurar, encontrará de
seguida uma lista de estratégias que poderá
usar, para atrair bons candidatos:
Comece por procurar
dentro da sua empresa. Pode ter colaboradores que mereçam ser promovidos.
Comece pelos seus próprios colaboradores e verifique se há alguém que possa
fazer o trabalho.
- Chame as pessoas que trabalharam para si, e que fizeram um bom trabalho;
- Coloque um anúncio perto da sua empresa. Pode haver pessoas talentosas à procura de trabalho na sua área;
- Coloque um anúncio nos jornais diários e locais;
- Coloque um anúncio nas publicações das associações a que pertence;
- Coloque um anúncio em sites como o Netemprego, Sapoemprego e outros sites semelhantes;
- Pesquise Currículos em Bases de Dados de sites da internet.
- Ponha um anúncio nas universidades;
- Envie um e-mail, anunciando a vaga aos seus fornecedores, clientes e amigos;
- Estabeleça um incentivo de recrutamento e comunique-o à sua equipa. Quando efectuar o pagamento dos salários, dê aos seus colaboradores uma cópia do plano de incentivo, com explicações claras e precisas. Certifique-se de que o plano de incentivos é suficientemente atractivo para os seus colaboradores e que estes querem participar;
- Vá a eventos de recrutamento de profissionais e não esqueça que cada contacto é uma entrevista em potência.
- Publique o seu anúncio na sua newsletter e no site da sua empresa;
Passo 3 –
A entrevista
O currículo dos candidatos inclui informações como experiência
de trabalho e formação. Contudo estes documentos não passam de papeis, e para
que possa tomar uma boa decisão, é necessário que conheça pessoalmente os
candidatos e apurar quem é o melhor candidato para a sua empresa.
Recomendo-lhe que faça uma abordagem focada e faseada. Pode
começar por efectuar uma chamada telefónica, para eliminar as pessoas que não
reúnem a experiência que procura. Isto permitir-lhe-á reunir uma lista com os
melhores candidatos e convoca-los posteriormente para uma entrevista pessoal.
Primeiro:
Chamadas telefónicas
Instale um número especial de telefone com um gravador de
chamadas, para que os candidatos possam ligar e deixar os seus dados. Quando
colocar o anúncio da função que quer ver preenchida, inclua este número para
que os candidatos liguem e deixem uma mensagem com os seus dados, razões e
motivações da candidatura. Este é o primeiro passo que um candidato deve
percorrer, mesmo antes do envio de qualquer curriculum. Quando escutar as
mensagens, seleccione aqueles que mais lhe despertam a atenção e solicite a
esses candidatos que enviem um curriculum.
Atenção é
importante deixar uma mensagem gravada, com as instruções para que os
candidatos deixem os seus dados. Para isso recomendo-lhe o seguinte texto:
Olá e obrigado por
ligar para [sua empresa], localizado
na [sua cidade]. O meu nome é
[seu nome] e eu sou [cargo].
Actualmente, temos uma vaga
para [cargo]. As responsabilidades desta posição incluem [responsabilidades].
[Sua empresa] oferta [formação, acompanhamento permanente]…
Para formalizar a sua
candidatura gostaríamos que respondesse às seguintes questões (se quiser pode
anotar as questões e voltar a ligar para deixar as suas respostas):
- Que experiência tem na
função a que se candidata?
- Mencione pelo menos três características, pelas quais mais se
destaca?
- Porque acha que deve ser seleccionado para esta função?
Depois de responder a estas
perguntas, por favor, deixe seu nome e número de telefone. Se não responder a estas perguntas, a sua candidatura não será
considerada. Muito obrigado por ligar para [Sua empresa] e tenha um bom
dia.
Segundo: Entrevistas
de Grupo
Quando tiver seleccionados os 3 ou 4 melhores candidatos, é
tempo de os convocar para uma entrevista pessoal. As entrevistas ajudá-lo-ão a
obter mais informações pessoais dos candidatos, e isso aumenta as
possibilidades de encontrar alguém com a atitude e personalidade certa. Esta
entrevista deverá ser em grupo.
Durante a entrevista, deixe que os
candidatos falem de si próprios e peça-lhes que realizem
algumas tarefas que façam parte do trabalho. Posteriormente entreviste
individualmente cada um dos candidatos, em privado. Deve colocar as mesmas questões a todos os candidatos.
Pode pensar que as
entrevistas em grupo são desconfortáveis. Mas a verdade é que elas dão-lhe uma tonelada de informações sobre cada e como se relacionam
com os outros. Quando os candidatos sabem que do grupo, só um será o escolhido, agem de modo a expor a sua verdadeira personalidade, aí você poderá detectar
problemas de atitude, que deve evitar a todo custo.
PASSO 4 - Contrate o melhor candidato
Quando terminar, é hora
de fazer a contratação. Coloque os nomes dos candidatos numa lista por ordem de preferência. De seguida, chama o primeiro na lista e
faça-lhe uma proposta. Lembre-se de treinar seus colaboradores e certifique-se
de que tem um programa de formação.
Quando um novo colaborador começa a trabalhar, vai ajudá-lo a ser mais produtivo e eficaz.
Se não sabe como recrutar os colaboradores mais qualificados, na
Addimpact podemos ajudá-lo a estabelecer um programa de recrutamento que irá
ajudá-lo a evitar os maus colaboradores, para isso contacte-nos através do
e-mail geral@addimpact.pt.
Paulo Anjos
(Business Coach)
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