sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

O Poder de Uma Proposta Única de Venda

Alguma vez perguntou a si próprio o que é que diferencia uma empresa da outra?

Deu conta que ter o melhor produto do mercado não é garantia de sucesso empresarial?

A resposta a estas questões é muito simples, e resume-se basicamente à capacidade de vender a sua Proposta Única de Venda.



O que é uma Proposta Única de Venda?
É simplesmente o que faz com que o seu negócio se destaque dos demais. O que o diferencia e lhe dá um lugar de destaque na cabeça dos seus prospectos. O que é recordado e converte o seu negócio em “bom”.
Definitivamente é a resposta à pergunta do consumidor “Porquê comprar este produto e não o da concorrência?

Como encontrar a sua Proposta Única de Venda?
Encontrar e definir a sua Proposta Única de Venda não é simples e não tem um só caminho. Há múltiplas opções e resposta é a combinação de várias delas. Para além disso, a Proposta Única de Venda dependerá do tipo de negócio, do tamanho do mesmo e das suas características próprias.
No entanto existem algumas orientações que o podem orientar na busca do tal elemento essencial. Não é o único caminho, mas pode ser uma ajuda no início:
  1. Coloque o seu cunho pessoal. Especialmente nos negócios pequenos, a personalidade do seu criador é um elemento chave. Já que não há forma de competir com ela. O cunho pessoal de cada um é difícil de imitar. Aproveite esta vantagem competitiva.
  2. Combine Ideias. Muitas vezes não se trata de inventar algo novo, mas sim de combinar duas ideias existentes que não tenham sido combinadas antes, mas que se complementam. Pense no seu negócio e como ele poderia dar valor acrescentado ao seu produto.
  3. Reduza o seu público-alvo e concentre-se num mais concreto. Não só serão mais fáceis e eficazes as suas estratégias de promoção, bem como a especialização lhe darão uma diferenciação efectiva. Por exemplo, um fotógrafo que se especialize na restauração, poderá oferecer serviços directamente a restaurantes ou revistas da especialidade. Pense fora da caixa e observe pela perspectiva oposta, se tiver um restaurante e necessitar de fotos dos seus pratos, não preferiria contratar um fotógrafo especializado neste tema? Quem quer ser para todos acaba por não ser para ninguém.
  4. Especialize o seu produto. É uma das estratégias mais utilizadas, mas também das mais eficazes. Se se converter em especialista no seu produto ou serviço, terá um bom ponto de partida para se especializar também em produtos ou serviços especializados.
Quando se trata de desenvolver uma Proposta Única de Venda, parece que deixamos de fora prospectos que poderiam ser nossos clientes. No entanto, se pretendemos agradar a todo o mundo, acabaremos por não agradar a ninguém. O objectivo da Proposta Única de Venda é aproximar-se muito mais de um segmento determinado, para poder obter melhores resultados.

Um ponto importante a levar em consideração é a velocidade com que divulga a sua P.U.V., já que se não for suficientemente rápido em dá-la a conhecer a sua concorrência fá-lo-á e então os resultados serão contraproducentes. Não se esqueça que candeia que vai à frente ilumina duas vezes, e dificilmente poderão tirá-lo desse lugar. Todos nós conhecemos exemplos de Propostas Únicas de Venda e tentativas de imitação e que jamais conseguiram superar a original.

Isto é só uma pequena parte do que lhe pode proporcionar o desenho de uma Proposta Única de Venda. Na Addimpact somos especialistas em ajudá-lo a encontrar a melhor P.U.V. que ajude o seu negócio a ser diferente e consequentemente o melhor do seu sector. Lembre-se que uma Proposta Única de Venda desenvolvida correctamente é meio caminho rumo ao êxito empresarial. Consulte-nos através do e-mail geral@gmail.com e teremos todo o prazer em ajudá-lo a desenvolver e implementar e divulgar a sua P.U.V.

Paulo Anjos

(Business Coach)
     


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