quinta-feira, 8 de agosto de 2013

15 estratégias de marketing para a sua PME!

De acordo com dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística, as PME representam 99,7% do tecido empresarial, geram 72,5% do emprego e realizam 57,9% do volume de negócios nacional. Sobre a sua importância para a economia nacional, creio que está tudo dito.
Diariamente, as Pequenas e Médias Empresas (PME) e os empresários, enfrentam restrições orçamentais que os impedem de investir em marketing, porque geralmente o dinheiro vai para a operação do negócio, pagamentos a fornecedores, salários, etc., deixando de lado um aspecto muito importante, na altura de se dar a conhecer como marca.
 
Todos os negócios têm algo em comum, e em marketing o que têm em comum, é que todos compram contactos. Essa compra custa tempo ou dinheiro. Um dos factores decisivos para o sucesso é o preço e a qualidade desses mesmos contactos, comercialmente falando Leads ou Prospectos.
 
 
 
Tendo consciência das restrições orçamentais, que todos vivemos, há um conjunto de recomendações que gostaria de deixar, a quem tem uma PME ou decidiu aventurar-se no mundo do empreendedorismo e que não implicam a existência de um grande orçamento.
1.       Faça uma lista de potenciais clientes;

2.      Recorra a contactos, como clientes, amigos ou familiares, par lhe dar o nome de pessoas ou empresas a quem possa promover ou recomendar os seus bens ou serviços;

3.      Ter sempre à mão, no seu Computador uma apresentação em Powerpoint, com o detalhe dos produtos ou serviços que a sua empresa oferece;

4.      Estabeleça alianças estratégicas com outras marcas e que lhe permitam promover os seus produtos;

5.      Faça parcerias com os mídia, para promover a sua marca;

6.      Divulgue a sua empresa através de amigos e familiares. Lembre-se que o “boca a boca” é um bom recurso, que deve usar;

7.      Faça telemarketing, usando a lista elaborada anteriormente;

8.      Inscreva a sua empresa numa câmara de comércio ou associação empresarial para potenciar e alargar a sua rede de contactos;

9.      Organize conferências gratuitas, em fóruns ou blogs, para ampliar a sua rede de contactos e posicionar a sua empresa;

10.  Certifique-se que leva sempre consigo cartões de visita, para distribuir pelos potencias interessados na sua oferta;

11.  Ofereça amostras grátis de produtos. Esta técnica é muito útil e funciona muito bem como gancho para motivar compras futuras;

12.  Distribua folhetos segmentados na rua. Lembre-se que eles devem conter, o endereço, email e telefone da sua empresa;

13.  Participe em feiras e eventos que se relacionem com o seu negócio. Estes meios servem para fazer de relações públicas e gerar contactos;

14.  Utiliza as redes socias para divulgar a sua empresa;

15.  Crie informação valiosa, que chame a atenção de potenciais clientes e inclua nela recursos audiovisuais;

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Paulo Anjos
(Mentor de Negócios e Empresário)      
 

 

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