domingo, 31 de março de 2013

Objectivos de 2013! Estão a concretizar-se?

Estamos a chegar ao fim do primeiro trimestre do ano? Como estão os seus objectivos? Tem alcançado os objectivos a que que propôs no inicio do ano?
Vale a pena retomar este tema e fazer um balanço dos êxitos alcançados até agora e do que ainda falta concretizar.
Todos sabemos que definir objectivos é tão importante para a vida pessoal e profissional, como para os negócios. O denominador comum de todos os livros de auto-ajuda é a importância da existência de objectivos, recomendando-nos que definamos objectivos de curto e médio prazo, pessoais e profissionais.
Ao longo dos tempos tem-se escrito acerca dos benefícios da existência de objectivos submetidos a um Marco Temporal, orientados para Resultados Específicos, que sejam Alcançáveis, e que se possam Medir… (SMART, se usarmos as siglas em inglês). Pelo que pode deduzir-se que, a definição de objectivos é obviamente um processo muito importante.
 
Trata-se de comer uma “vaca aos bifes” e de mudar a visão para metas justificáveis e alcançáveis. Este é um dos maiores e mais simples segredos dos negócios e das pessoas de sucesso.
Apesar do seu valor intrínseco, a nossa experiência com a definição de objectivos demonstra que algumas pessoas são boas a definir objectivos e a segui-los para alcançar grandes resultados, enquanto outras são incapazes de cumprir durante dois dias, o propósito para um novo ano, como por exemplo de deixar de fumar. A incapacidade estabelecer metas, pode estar relacionado com o medo de fracassar, podendo representar um golpe na nossa integridade, quando não alcançamos aquilo a que nos propusemos… Quando assumimos e mantemos um compromisso, como estabelecer e alcançar um objectivo, reflectimos os níveis de confiança que temos em nós próprios. No entanto quando não alcançamos os nossos objectivos, vamos perdendo a confiança nas nossas capacidades para manter os compromissos, incluindo a confiança em nós próprios.
Há várias razões pelas quais não alcançamos os nossos objectivos:
- A meta a que nos propusemos é pouco realista;
- O objectivo é pouco concreto;
- Não é suficientemente ambicioso;
- Não tem um prazo de realização;
- Não conseguimos medir o seu nível de execução.
- Etc.               
Então como define e alcança os seus objectivos?
 
Stephen R. Covey afirmou no seu livro “ Os 7 hábitos das Pessoas Altamente Eficazes” que começar com o fim em vista, significa começar com um entendimento claro do que deseja, isto é, saber onde quer chegar, de maneira que possa entender melhor o ponto de partida, e graças a eles os passos que decida dar serão sempre na direcção correcta.
O foco em objectivos pequenos e de curto prazo e o alcançar do êxito nos mesmos, dar-lhe-á a confiança para definir outros objectivos. Lembre-se sempre de estabelecer objectivos baseados no princípio S.M.A.R.T. para aumentar a probabilidade de os alcançar.
Ainda vai a tempo de alcançar os seus objectivos! O melhor de 2013 ainda está para chegar!
Paulo Anjos
(Mentor de Negócios e Empresário)       

Sem comentários:

Enviar um comentário