Para quem não conhece esta estratégia, esta pode ser a melhor ferramenta a partir de hoje, para que a sua empresa se de a conhecer de forma mais efectiva e com um investimento substancialmente mais baixo do que o marketing tradicional.
Na realidade esta é a estratégia ideal para Pequenas e Médias Empresas, porque se baseia na criatividade e não no investimento para alcançar objectivos.
O marketing de guerrilha baseia-se num conjunto de estratégias realizadas em meios não convencionais e alcançam os seus objectivos, graças ao génio e criatividade em vez de um alto investimento em publicidade.
A utilização deste tipo de estratégias em Portugal, ainda não está muito divulgada, ou a sua utilização ainda está numa fase muito embrionária. Está ainda muito limitada à utilização de cartazes, eventos, sites, blogs, e-mails. Começando no entanto a ser utilizados elementos mais criativos, como pessoas uniformizadas, grupos de pessoas (flash mobs), etc.
Para que esta estratégia seja verdadeiramente bem-sucedida deve pegar-se em situações da vida quotidiana, e transformá-las em experiências memoráveis para o cliente.
Passo a partilhar os 18 segredos que farão do marketing de guerrilha a sua melhor ferramenta para atrair e cativar novos clientes:
1. Compromisso
Um programa de marketing medíocre e com compromisso tem melhores resultados que um programa de marketing brilhante mas sem compromisso. O compromisso é que faz com que as coisas aconteçam.
2. Investimento
O marketing não é um custo, é um investimento (o melhor investimento que poderá fazer, se o fizer bem feito).
3. Consistência
O prospecto demorará algum tempo a confiar em si. Se mudar constantemente o seu marketing, os canais de comunicação e a identidade, será ainda mais difícil confiar. A repetição é um bom aliado do marketing de guerrilha.
4. Confiança
Em estudos efectuados, procurando identificar as razões pelas quais as pessoas compram uma determinada marca, ficou demonstrado que a primeira razão é que confiam nela, seguida pela qualidade, o serviço ao cliente, e por fim o preço.
5. Paciência
A pessoa responsável pelo marketing deve ser paciente, sem esta qualidade dificilmente assumirá o compromisso e considerará o marketing como um investimento
6. Diversidade
Os especialistas em marketing de guerrilha, sabem que estas estratégias não funcionam isoladamente, necessitam de estar combinadas entre si para máxima eficácia. Possuir uma diversidade de ferramentas de marketing é essencial para impactar o público alvo e conquistar clientes.
7. Proactividade
As pessoas sabem que o tempo não é como o dinheiro, o tempo ainda é mais valioso. Respeite esta máxima facilitando o relacionamento com os seus clientes, gerindo a sua empresa em função dos seus clientes não de si próprio.
8. Frequência
Os verdadeiros ganhos vêm depois de ter feito a venda e gerar compras repetidas ou referências. Os especialistas em marketing de guerrilha sabem que o marketing não termina quando a venda é feita, sabem que é precisamente aí que começa.
9. Impressionar
Existem elementos do seu negócio que você considera consolidados, mas que poderiam impressionar o seu cliente. Assegure-se que o seu marketing contribui positivamente para impressionar o seu cliente.
10. Medição
Potencialmente, é possível duplicar os seus ganhos, se passar a medir os resultados do seu marketing. A não ser que meça os resultados, jamais saberá quais as estratégias que resultam e quais as que falham. Sem medição é impossível afinar o plano de marketing e este será sempre um custo e nunca um investimento.
11. Participação
Esta participação é descrita através da relação entre si e os seus clientes. A sua empresa mostra a sua participação pondo em prática as suas acções de marketing e dando-lhe seguimento; os clientes mostram a sua participação comprando e recomendando.
12. Dependência
O objectivo do marketing de guerrilha não é competir com outros negócios, é sim de cooperar com eles. Promova conjuntamente com o seu, o negócio dos seus parceiros, para que estes também promovam o seu. Faça alianças, para poder fazer mais acções de marketing e simultaneamente gastar menos dinheiro.
13. Armamento
Define-se como o “equipamento que necessita para vencer a batalha”. As armas do marketing de guerrilha são a tecnologia: computadores, software, telemóveis, entre outros.
14. Consentimento
Numa altura em que somos constantemente bombardeados por marketing, a chave do êxito é primeiro obter a o consentimento dos seus materiais de marketing e, de seguida, “atacar” apenas aqueles que o consentiram.
15. Crescimento
Para ter sucesso on-line, faça crescer o seu site com promoções on e off line e mantendo-o actualizado.
16. Conteúdo
Hoje em dias os consumidores sofisticados compram bens e serviços e qualidade. É o conteúdo e não a embalagem ou estilo que vai fazê-los comprar.
17. Implementação
Não basta conhecer estes 18 segredos, é necessário agir e pô-los em prática.
18. Congruência
Certifique-se que todo o seu marketing tem a mesma mensagem e vai na mesma direcção.
Seguindo estas dicas simples irá assegurar que as suas vendas e o posicionamento da sua marca será bem-sucedido em muito menos tempo.
Venha assistir ao nosso próximo workshop (Lisboa ou Porto), e veja como, entre outros temas o poderemos ajudar a por o marketing a trabalhar para si.
Paulo Anjos
(Mentor de Negócios e Empresário)
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