quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Mentoring e Consultoria - Duas atitudes diferentes…


O Consultor “dá o peixe” enquanto o Mentor “ensina a pescar”!

A missão do Mentor é alinhar-se com as metas que o executivo ou empresário quer atingir e fazer com que este se comprometa, em especial perante si próprio, a consegui-las. Orienta o Cliente na expansão das suas crenças, do seu poder interno, e treina-o nos novos comportamentos para a conquista dos seus objectivos.
                                

Mentor possui a capacidade e habilidade de administrar mudanças, de controlar o stress de maneira positiva, de potenciar a eficiência no trabalho em equipas… além de grande capacidade de resolução de conflitos. Tudo isto para o aumento da capacidade de liderança do Cliente, da produtividade e dos lucros, e ainda da qualidade do ambiente de trabalho





O foco da interacção entre o Mentor e o Cliente está nas possibilidades futuras dos negócios deste e nas formas como transformá-las em realidade.

O Mentoring é um processo estruturado e focado em acções, para ajudar a pessoa a progredir em direcção às suas metas mais importantes, conquistar os seus objectivos e criar a sua versão de vida (pessoal e profissional) ideal, através de:

·         Investigação, avaliação e reflexão;

·         Descoberta pessoal de pontos fracos e qualidades;

·         Aumento da capacidade de responsabilizar-se pela própria vida e carreira;

·         Foco em objectivos estabelecidos;

·         Feedback e apoio constante do Mentor.

O Coaching funciona também, para aumentar as competências do executivo ou empresário, para que ele se torne um líder mais efectivo e com inteligência emocional mais desenvolvida.





Através de processos de avaliação rápida e estruturada – assessments – o Mentor obtém informações relevantes sobre valores, qualidades, capacidade de lidar com stress, liderança, comunicação, áreas que necessitam de maior desenvolvimento, e com base nisso, identifica os domínios que precisam de ser mais treinados, de maneira a gerar maior eficácia na vida profissional, além de equilíbrio pessoal, com o intuito do Cliente alcançar os seus objectivos.






Gradualmente, as acções e comportamentos específicos são agendados e treinados, para que o Cliente domine as competências necessárias, agregando valor ao seu estilo de liderança. O processo gera mais escolhas de comportamento e maior tomada de responsabilidade do Cliente, pela criação da sua realidade pretendida.

As pessoas que passaram pelo processo de Coaching após o treino, conseguiram implementar e manter os novos conhecimentos. Com o Coaching, as pessoas passaram pela curva da aprendizagem, consolidaram o que foi apreendido e atingiram melhores resultados do que os alcançados antes do treino. A pessoa redescobre a sua grandeza, as suas potencialidades, as suas forças e torna-se o agente responsável pela criação da vida que deseja, com resultados extraordinários.


A Consultoria aponta processos ineficientes ou ineficazes e sugere soluções.

Segundo Peter Block (1991), ”o consultor é uma pessoa que, por habilidade, atitude e posição, tem o poder de influência sobre pessoas, grupos e organizações, mas não tem poder directo para produzir mudanças ou programas de implementação”.

Os Consultores colocam ao serviço dos seus clientes soluções, estratégias e processos para adquirirem capacidade competitiva, expandir a sua actividade para outros mercados e tirar proveito das novas tecnologias. A Consultoria tem por objectivo diagnosticar situações e dar soluções optimizadas que respeitem, além dos investimentos já realizados, os valores culturais e tecnológicos de cada instituição. São desenvolvidos estudos, avaliando-se as necessidades actuais e futuras do cliente e elaborados projectos personalizados que definem a arquitectura de sistema e de todos os componentes da solução a ser adoptada.

O Consultor escreve relatórios! Dá as respostas! É um especialista na matéria! Faz o trabalho até ao relatório. E parte para outro projecto.

A Consultoria é, basicamente, uma actividade profissional de diagnóstico e formulação de soluções acerca de um assunto ou especialidade. 

Sinteticamente, o Mentor distingue-se do Consultor da seguinte forma:  

CONSULTOR
Mentor
Olha para o passado
Olha para o futuro
Repara
Cria
Reactivo
Pró-activo
"Dá o Peixe"
"Ensina a pescar"
Pergunta “o quê”
Pergunta “porquê”
Respostas
Questões
Olha para o problema
Descobre Opções
Escreve Relatórios
Encontra Resultados
Aspectos técnicos
Aspectos de atitude
Especialista
Generalista
Diz como é
Educa
Colide
Inspira
Sabe
Ensina
Conhecimento
Curiosidade
Acomoda-se
Estimula
Trabalha no negócio
Trabalha O negócio
Arranjos de curto prazo
Mudanças de longo prazo
Factura o tempo gasto
Factura de acordo com os resultados

O trabalho conjunto com o Mentor potencia as capacidades do empresário ou executivo e da sua equipa.
Se o seu desejo é potenciar a sua performance enquanto empresário e, paralelamente elevar os resultados da sua empresa para outro patamar, não hesite em contactar-me através do telem. 969 061 513 ou pauloanjos@addimpact.
Tenho a plena convicção de que o(a) posso ajudar.
Paulo Anjos
(Mentor de Negócios e Empresário)